You are currently viewing 5 Dicas para escolher uma bracelete de substituição para o seu relógio

5 Dicas para escolher uma bracelete de substituição para o seu relógio

A bracelete é um dos elementos principais do relógio, desempenhando um papel de destaque na longevidade do mesmo, por esse motivo decidimos escrever um artigo para partilhar consigo as principais dicas para escolher uma bracelete de substituição que se irá adaptar de forma perfeita ao seu relógio.

Frequentemente somos contactados pelos nossos clientes, para os ajudar a encontrar uma bracelete para um relógio que está parado, por não conseguirem encontrar uma bracelete igual à original, ou da mesma marca, mas que combine e sirva no relógio. Ficarmos presos à bracelete original de um relógio é um erro frequente e que origina insatisfação com as marcas fabricantes, pois rapidamente deixam de disponibilizar as braceletes originais dos seus modelos de relógio.

Ao longo dos últimos anos, temos tentado chegar ao maior número de pessoas que procuram uma bracelete de substituição para um relógio antigo, ou simplesmente pretendem uma bracelete nova, para oferecer versatilidade ao relógio, tendo mais do que uma opção de bracelete, para que o relógio se ajuste às exigências do dia a dia, como por exemplo, ter uma bracelete de borracha FKM, para usar numa ida à praia, ou simplesmente para dar um look mais descontraído ao relógio durante as férias.

Se está à procura de uma nova bracelete, siga estas 5 dicas, e encontre a pulseira ideal, que se encaixará perfeitamente no seu relógio.

1-   Escolha o tamanho correto da bracelete

Para que a bracelete se encaixe perfeitamente no seu relógio, escolher o tamanho correto é a primeira regra de ouro.

Se ainda tiver a bracelete original, verifique se a mesma contém uma gravação numérica, do lado da bracelete que fica em contacto com o pulso. Se notar uma gravação com os números “20” ou “22”, significa que o tamanho da bracelete é 20 milímetros ou 22 milímetros respetivamente.

Se a bracelete original não contiver nenhuma gravação, basta medir a distância entre as linguetas do relógio, conforme é demonstrado na imagem abaixo. Esta distância em milímetros, corresponde ao tamanho da bracelete ideal para o seu relógio.

Note ainda, que alguns relógios têm um encaixe personalizado na bracelete, e nesse caso as braceletes de substituição universais, provavelmente não serão uma opção para o seu relógio. Para usar uma bracelete universal no seu relógio, o encaixe da bracelete no relógio tem que ser reto, conforme demonstrado nos exemplos abaixo:

2-   Escolha o comprimento correto para o seu pulso

A segunda regra de ouro para encontrar a melhor bracelete para o seu relógio, é verificar se o comprimento da mesma é o indicado para o tamanho do seu pulso.

Verifique as medidas da bracelete atual do seu relógio, e compare com as medidas da bracelete que pretende comprar. Se as medidas forem semelhantes, a nova bracelete vai ficar bem no seu relógio e pulso. Se as medidas forem ligeiramente diferentes, é importante medir o seu pulso para saber qual o diâmetro, e comparar o mesmo com o comprimento do mostrador do relógio mais a bracelete apertada no último furo. Se esta última medida for superior, o tamanho da bracelete é indicado para o seu pulso, sendo que os vários furos da bracelete vão permitir ajustar ao tamanho correto.

Se tiver um pulso mais largo do que a média, as braceletes metálicas e as braceletes nato, podem ser uma ótima escolha, uma vez que por norma são feitas num tamanho compatível com a generalidade dos tamanhos de pulsos, e permitem ajustar o tamanho de forma muito fácil.

3-   Tenha uma boa ferramenta de substituição

Para facilitar a substituição das braceletes dos relógios, têm sido desenvolvidas e aprimoradas, pela indústria relojoeira, pequenos utensílios e ferramentas que tornam o processo de substituição das braceletes rápido, simples e sem danificar o relógio. Um exemplo recente, são as novas braceletes Quick Release, que possibilitam trocar a bracelete em poucos segundos, sem necessitar de nenhuma ferramenta. Veja aqui, todas as nossas braceletes com sistema quick release.

Infelizmente as principais marcas de relógios ainda não disponibilizam a opção “Quick Release” no modelo original, o que significa que irá sempre precisar de uma boa ferramenta de substituição, se quiser ir trocando a bracelete do seu relógio, para lhe dar um look mais apropriado à ocasião.

Atualmente disponibilizamos aos nossos clientes 4 modelos distintos de ferramentas de substituição de braceletes, e um modelo exclusivo para braceletes metálicas. Apesar de todos os modelos terem as mesmas funcionalidades principais, sabemos que os apreciadores de relógios têm as suas preferências, e por essa razão decidimos ter uma oferta mais alargada, para irmos ao encontro das solicitações dos nossos clientes.

Temos desde uma ferramenta mais básica que custa 2,50€ ideal para quem não substitui as suas braceletes com frequência, a uma ferramenta premium de ótima qualidade e super resistente que custa 9,90€.

4-   Tenha atenção à fivela da nova bracelete

A fivela da bracelete desempenha um papel fundamental. Opte por braceletes que tenham fivelas em aço inoxidável, e que combinem com a cor do mostrador do relógio. Se o mostrador do seu relógio for prateado com brilho, o ideal será que a fivela seja também prateada, preferencialmente brilhante. Por sua vez se o mostrador do seu relógio for dourado, nesse caso, escolha uma bracelete com fivela dourada.

Na NorteSpring encontrará alguns modelos de bracelete com opção de escolher a cor da fivela (fivela preta, dourada, prateada e Rose Gold), temos o objetivo de expandir as opções de cor das fivelas para todos os nossos modelos.

No caso de pretender manter a fivela original do relógio, é importante escolher uma bracelete semelhante, com o mesmo formato nos furos, para que a fivela seja compatível com a nova bracelete (uma medida padrão nas fivelas são 2mm mais estreita do que o tamanho da bracelete, se o tamanho da bracelete é 22, é muito provável que o tamanho da fivela seja 20).

5-   Escolha o material indicado

Hoje em dia existem uma enorme diversidade de materiais que são utilizados no fabrico de braceletes. Pele, nylon, aço inoxidável e borracha, são alguns dos exemplos dos materiais que utilizamos no fabrico das nossas braceletes. Cada material tem as suas vantagens e desvantagens, sendo o uso que vai dar ao relógio e o ambiente a que o mesmo vai estar exposto, são os pontos principais a ter em consideração, para saber em que material deve ser feita, a nova bracelete do seu relógio.

As braceletes de pele são resistentes, adequadas tanto para relógios clássicos como desportivos, são muito confortáveis no pulso, no entanto não são indicadas para ambientes húmidos e de alguma sujidade. Os produtos químicos são muito prejudiciais para as braceletes de pele, pelo que não é aconselhável usar um relógio com bracelete em pele, num ambiente suscetível ao contacto com produtos químicos.

As braceletes de borracha FKM, são ideais para relógios mais desportivos, podendo ser usada em ambientes húmidos e de maior sujidade. Este material é muito fácil de lavar e muito resistente.

Tal como as braceletes de borracha, as braceletes em Aço Inoxidável, são também ótimas para serem utilizadas em ambientes mais adversos, têm uma enorme resistência, e podem ser utilizadas em meios mais húmidos.

As braceletes nato em nylon, são muito confortáveis e indicadas para dar um look mais descontraído e desportivo ao relógio. São relativamente fáceis de lavar, mas deve ser evitado ambientes muito sujos, porque o processo de limpeza das braceletes nato, acabam por acelerar o desgaste da mesma.

De acordo com o estilo do seu relógio e do ambiente, em que predominantemente será exposto, deverá escolher uma bracelete no material que oferece melhor compatibilidade.

Em jeito de conclusão…

O tamanho da bracelete, o comprimento, a fivela, o material da bracelete e uma boa ferramenta de substituição, são os pontos fundamentais a ter em conta antes de comprar uma nova bracelete para o seu relógio.

Se continuar com dúvidas, de qual a melhor bracelete da NorteSpring para o seu relógio, contacte-nos por telefone, ou envie-nos um e-mail, teremos todo o gosto em ajudar.