Cuidados a ter com as braceletes de pele

Cuidados a ter com as braceletes de pele

Se gosta de relógios e tem uns poucos, é muito provável que muito deles tenham braceletes em pele. O couro é um dos materiais mais usados na relojoaria, devido essencialmente à resistência e à versatilidade tanto para ocasiões casuais ou mais formais.

Tal como o relógio em si, também a bracelete necessita de alguns cuidados especiais, para proteger e conservar a sua aparência. Neste artigo preparámos algumas dicas e sugestões para prolongar a vida útil e o aspeto saudável da sua bracelete de pele. Sem mais demoras, continue a ler para descobrir como poderá ter a sua pulseira de pele em bom estado durante mais tempo.

 

Como limpar corretamente uma bracelete em pele?

Poderá limpar a sua bracelete de pele em casa e obter um resultado profissional, seguindo os seguintes passos:

  1. Retire a bracelete do relógio, com cuidado para não danificar, e limpe a bracelete dos dois lados com um pano seco de microfibra. É importante usar um pano de microfibra em vez de um pano normal para não arranhar a pele da bracelete. Este procedimento irá eliminar a sujidade e pequenos resíduos que possam estar agarrados.
  2. Num pano húmido de joalharia (ou de limpeza de óculos), coloque uma ou duas gotas de sabonete líquido natural (normalmente usado para a higienização das mãos). Com pequenos movimentos circulares suaves, passe em toda a bracelete, reforçando nas áreas com maior sujidade.
  3. Usando uma outra parte do pano de joalharia, também húmida, passe novamente por toda a bracelete, de forma a remover qualquer vestígio de sabonete, do passo anterior. É importante que o pano não esteja demasiado húmido para não danificar a pulseira de pele.
  4. Para secar, coloque a bracelete numa área fresca e seca e sem estar diretamente exposta aos raios solares. Tenha ainda o cuidado de não colocar a bracelete sobre uma superfície quente. Deixe a bracelete secar totalmente ao natural antes de a voltar a colocar no relógio.

 

Como dar à bracelete de pele resistência à água?

Como o couro (ou outro tipo de pele) é um produto natural, não é completamente à prova de água. As pulseiras de couro molhadas podem manchar, e assim deteriorar a bracelete de forma prematura.

Embora seja difícil proteger completamente a pulseira, pode ser aplicado um protetor de couro à prova de água, para reduzir os danos provocados pela exposição da bracelete à humidade ou em contacto direto com a água.

Este procedimento deve ser feito apenas quando a bracelete esteja completamente limpa, para garantir que não irá permanecer sujidade na pulseira. Depois de aplicar o Spray à prova de água, deixe a bracelete secar ao natural durante 30 minutos. De seguida passe um pano de microfibra e limpe a bracelete com cuidados. Um Spray de pele à prova de água, ajudará a proteger a bracelete pelo menos durante 2 semanas. Como precaução extra, se a pulseira continuar molhada deixe secar totalmente ao natural, antes de a voltar a usar.

 

Cuidados extras a ter com as braceletes de pele

  • Não use a bracelete demasiado apertado no pulso, deixe alguma folga. Quando as braceletes estão muito apertadas, o material fica pressionado e faz com que a pele envelheça mais rapidamente.
  • Tenha sempre uma ou mais pulseiras suplentes, por exemplo braceletes nato, não apenas para dar versatilidade e outros estilos ao seu relógio, mas também para prolongar a vida útil da bracelete de pele, dando-lhe alguns períodos de descanso.
  • Se usa a mesma bracelete durante muito tempo e em locais húmidos, deixe a bracelete descansar num local mais fresco e escuro (idealmente dentro de uma gaveta). O couro reage às temperaturas elevadas, fazendo com que envelheça de forma mais acelerada.
  • Não use o seu relógio com bracelete de pele enquanto está a fazer tarefas domésticas que usem produtos químicos, ou quando está a realizar trabalhos de maior sujidade. Os produtos de limpeza e químicos danificam drasticamente o couro.
  • Quando não estiver a usar o relógio, guarde-o numa bolsa impermeável e semi-rígida para o proteger de qualquer tipo de danos.

 

Notas finais

Deverá limpar a sua bracelete de couro de forma frequente, usando as dicas que enumerámos em cima. No verão devido ao aumento da temperatura, deve limpar com mais frequência, de forma a evitar manchas de suor.

Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis, caso conheça outras dicas ou sugestões, envie-nos para hellho@nortespring.com.