You are currently viewing De onde vem o couro utilizado nas braceletes de relógio?

De onde vem o couro utilizado nas braceletes de relógio?

99% do couro de todo o mundo é um subproduto da indústria alimentar que, graças à habilidade dos fabricantes, pode ser transformado num material versátil e com grande durabilidade, caso contrário, iria parar a aterros de lixo. Respondendo já à questão principal deste artigo: De onde vem o couro utilizado nas braceletes de relógio? Na NorteSpring só usamos peles, que resultam de resíduos/desperdícios da indústria alimentar. Acreditamos, que numa economia circular transformar esses resíduos num material versátil, para uso do dia a dia, é o mais responsável a se fazer.

 

De onde vem o couro utilizado nas braceletes de relógio e outros acessórios de moda?

A maioria (aproximadamente 99%) do couro do mundo é um subproduto da indústria de carne, laticínios e lã, sendo as suas principais fontes, bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

O mais importante a esclarecer, é que nenhum desses animais é criado para produzir couro – trata-se de um subproduto que, graças à habilidade do fabricante pode ser transformado num material versátil, e muito apreciado no mundo inteiro.

 

 

Quais os principais países produtores de couro?

Os 3 principais países produtores de couro em volume são: Itália, China e Brasil. No entanto, o couro é produzido um pouco por todo o mundo. Em termos mundiais, a indústria do couro é um importante empregador, com cerca de meio milhão de pessoas diretamente ligadas à fabricação. No entanto, esse número pode ser multiplicado várias vezes, considerando as pessoas que trabalham em indústrias relacionadas, como a indústria do calçado de couro, artefactos de couro, vestuário de couro, acessórios de moda, mobiliário, incluindo a indústria automóvel e de aviação – todas estas indústrias utilizam o couro como matéria-prima e dão emprego a milhões de pessoas.

 

Quais os benefícios do couro, e porque é uma das matérias-primas mais usadas no fabrico de braceletes de relógio?

 

Foto de m0851 na Unsplash

 

O couro produzido adequadamente é um material verdadeiramente sustentável. Couros e peles são principalmente um subproduto que depende da indústria de carne e laticínios, sendo a transformação em couro o melhor uso para essas peles.

A indústria do couro cria um produto que é simultaneamente natural e duradouro – o couro é único na sua sua capacidade de combinar beleza, conforto e funcionalidade.

Dada a extensa gama de matérias-primas com propriedades diferentes e os muitos processos produtivos, desenvolvidos ao longo do tempo, a fabricação de couro é altamente versátil, com propriedades e aparências muito variadas.

De seguida, listamos aqueles que consideramos serem os principais benefícios da utilização de couro, na produção de alguns dos nossos modelos de braceletes universais para relógios.

 

1 – Reduz o desperdício

A fabricação moderna de couro recicla mais de 270 milhões de couros bovinos a cada ano. Estes são um subproduto da indústria alimentar e sem a capacidade da indústria das peles para os transformar em couro, mais de 7 milhões de toneladas iriam para aterros com grande impacto ambiental e biológico. O couro contribui de forma sustentável para uma sociedade que precisa consumir menos, reutilizar mais e reciclar tudo.

2 – É um material resistente e duradouro

O couro bem feito dura muito tempo e, ao contrário da maioria dos materiais sintéticos, melhora a sua aparência com o uso e com o passar do tempo, adquirindo um padrão de desgaste que é individual e com significado para o seu utilizador.

À medida que procuramos conscientemente maneiras de reduzir o consumo, o couro se encaixa perfeitamente no espírito de “compre menos, compre melhor”. Investir em produtos de couro de qualidade, é investir num futuro mais sustentável.

 

3 – De fácil manutenção e pode ser reparado

A jornada em direção à sustentabilidade começa com produtos que podem ser reparados para prolongar o seu uso. O couro precisa de pouca manutenção, sendo fácil de fazer em casa, não consome muitos recursos para lavar e secar, e vemos cada vez mais artesãos, especializados em serviços de reparação de artigos de couro valiosos.

 

4 – Reciclável

Aparas de couro do processo fabrico de algumas industrias, podem ser reaproveitadas como matéria-prima para outros produtos, como é o caso dos acessórios de moda de pequena dimensão, como as braceletes de relógio. Podemos ainda ter pequenas combinações de couro com outros materiais para fazer produtos compostos.

O couro no fim da vida útil é biodegradável, dependendo do tipo, pode demorar entre 10 e 50 anos a decompor-se. Vemos ainda algumas indústrias a reinventarem-se e a reciclar componentes de couro de calçados e artigos de couro em algo totalmente novo.

 

5 – Versátil e Confortável

Devido ao progresso que se tem verificado nas últimas décadas, o couro é hoje em dia produzido em milhares de combinações de cores e texturas, permitindo criar os mais diversos e versáteis artigos.

O couro é projetado tanto para ser durável, como macio e confortável ao mesmo tempo. O couro tem uma ‘respirabilidade’ que permite facilmente regular a temperatura do corpo, absorve e retém naturalmente a humidade da nossa pele.

Ele também se moldará ao seu utilizador – seja numa bracelete de relógio, num sapato, casaca de couro ou carteira que é transportada no bolso traseiros das calças, anos e anos a fio. O couro adapta-se de forma individualizada, conforme o seu uso.

6 – O Couro é naturalmente bonito

Por fim, o último beneficio que gostaríamos de destacar é, a beleza natural do couro, que, ao contrário de muitos materiais, melhora com o tempo e com o uso. É consensual um pouco por todo o mundo, a beleza do couro e a importância do mesmo na indústria da moda.

Em jeito de conclusão…

Obrigada por ter chegado até aqui, e por agora já saber de onde vem o couro utilizado nas braceletes de relógio. Para complementar a informação, deixamos este cartoon que explica o que é o couro e a utilidade do mesmo desde os primórdios da nossa civilização. Para obter mais informações acerca da origem, características e benefícios da pele natural, por favor consulte o site da Leather Naturally. Os dados estatísticos e informações mais técnicas, foram escrito com base na informação partilhada por esta organização.